domingo, 26 de junho de 2011

Você não pode

Você pode desejar muito que faça sol amanhã, mas pode amanhecer chovendo. Pode precisar sair de casa e chegar rápido ao trabalho para fazer uma apresentação para seu chefe, e o trânsito pode estar ruim. Culpa da chuva, por isso você queria sol. Um caminhão tombou na pista escorregadia, e sua cidade está com 150 quilômetros de congestionamento. Pode comer um sanduíche no café da manhã na cantina do escritório, depois de chegar atrasado, e pingar sua camisa branca. Você vestiu branco porque lhe daria um ar mais jovial e você nem imaginava que naquele sanduíche tinha molho. Você pode querer, e não conseguir nada do que você quer. Mas não há nada a fazer pelas coisas que você não tem, você só pode decidir o que fazer em relação aos sentimentos que tem sobre as coisas que não saem como planejado, e aprender.

O Lama disse que devemos aprender uma coisa nova a cada dia, e conhecer pelo menos um novo lugar por ano. É verdade que ele também disse que a gente devia dançar como se ninguém estivesse olhando, e isso me fez parecer maluco na sexta. Mas ele está certo, acho que por isso ele é o Oceano da Sabedoria (Dalai Lama).

Alguém me falou que as coisas que acontecem não podem ser mudadas, estão fora de nosso controle. Elas são resultado de outras interações das quais não há critérios, o Fernando disse que “viver não é preciso”, e não é mesmo. Não há precisão nenhuma nas atitudes da vida. Você pode ir num show e não conhecer ninguém, e dois anos depois pode ir em outro e conhecer alguém que também estava no primeiro, ser tudo perfeito e você nem suspeitar que perdeu dois anos. Nada garante nenhuma das duas opções. O que você pode fazer, e isso é o mais difícil, é lidar com seus sentimentos. Viver o que estiver recebendo.

Como a vida é aleatória e cheia de variáveis incontroláveis, acabei descobrindo por intermédio de outros que o máximo que posso fazer é reduzir os problemas para um parâmetro um pouco mais racional. Posso nutrir o sentimento que eu quiser sobre o que me acontece (e o que acontece com os outros), e escolher entre sofrer ou ser feliz. O que me lembra da Liz Gilbert do Comer Rezar Amar, você pode escolher seus pensamentos todo dia da mesma forma que escolhe suas roupas. Por que vestir pensamentos feios e que não combinam com você? Pensamentos acabam se tornando atitudes, pensamentos positivos, atitudes positivas.

No final das contas, acho que o difícil é entender que somos limitados a coadjuvantes de uma grande trama da humanidade, onde cada peça faz do seu jeito e a seu modo, vamos tecendo nossas vidas de maneira coletiva. Da próxima vez que chover, você ficar preso no trânsito e sujar sua camisa minutos antes de uma apresentação importante, lembre disso, não havia nada no mundo que você pudesse fazer para acontecer diferente. Nem sempre a culpa pelo erro é nossa, por outro lado, somos nós os únicos responsáveis por nossa felicidade. Basta pensar. E sonhar. E viver.

Filosofia é aqui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!
Resumindo essa eh a Grande Arte de ser uma pessoa Resiliente!!!!, ou seja, "eh a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades”. Pra mim esse eh o grande segredo de ser feliz! um bj Carla

Anônimo disse...

Estava com saudades das tuas "ideias"!!!!
Adorei, parece que foi escrito pra mim...
Saudades do amigo!! Grande bjo, Bere

marina disse...

"Nem sempre a culpa pelo erro é nossa, por outro lado, somos nós os únicos responsáveis por nossa felicidade. Basta pensar. E sonhar. E viver".

Convincente! E reconfortante. Afinal, “você pode adiar o tempo, mas o tempo não posterga”... E assim ganho novas perspectivas e me encho de coragem pra férias promissoras.

Anônimo disse...

como assim
eu não posso?
posso dizer que quero o sol mas tiro proveito da chuva
posso dizer que danço como se ninguém estivesse me olhando
posso dizer que vou a shows e conheço pessoas que talvez não veja nunca mais mas que deixam marcas boas pra sempre
reduzir os problemas para um parâmetro um pouco mais racional ... ahhh isso eu não sei e não posso !
vc pode postar a fórmula aqui lá no seu blog? rs Pode?
bjo da sua admiradora carioca
claudia terra