Receitas

RECEITAS SIMPLES PARA VOCÊ SOBREVIVER SEM AJUDA

 CAMARÃO AO ALHO E ÓLEO
 FÁCIL - MEIA HORA - CUSTO MÉDIO
Você vai precisar:
- Camarão descascado e limpo (a quantidade por pessoa varia com sua fome, em geral, uns doze camarões do tamanho de um dedo indicador dobrado são suficientes para uma pessoa, não esqueça que as pessoas vão na sua casa conversar, comer é acessório)
- Azeite de Oliva (que é o "óleo" nesta receita. Prefira um com acidez baixa, o Galo Extra Virgem é 0,5% e é legal, mas dá para conseguir alguns muito bons gregos e espanhóis com ainda menos acidez e não muito mais caros. Lembre disso, sempre a qualidade do azeite ajuda na receita, vale a pena investir).
- Alho triturado. Você pode comprar ele pronto e usar em todas as receitas que tem alho, ou pode comprar alho e picar você mesmo. Só não jogue o alho para cima...Se for picar, lembre-se de retirar o miolo de cada dente, aquela partezinha mais verde do meio, isso que dá o fedorão de alho no corpo da gente no dia seguinte. Para lavar as mãos, simplesmente deixe elas debaixo da água corrente sem esfregar, seque sem esfregar também.
- Um limão (na verdade meio limão, mas você não vai consguir comprar meio limão em lugar nenhum sem ser preso.
- Sal e pimenta preta moída.

Descongele os camarões e seque-os com um papel toalha
* Isso é importante, senão seu fogão vai virar um inferno. Ele vai virar um inferno de qualquer modo, mas isso dá um certo conforto espiritual. Não se esqueça de fechar a porta do quarto e do banheiro (por causa das toalhas), prepare-se para ficar com cheiro de camarão frito. Isole o máximo possível sua cozinha, a coisa é feia na hora de fritar.

Frite os camarões em uma frigideira de T-Fal no azeite de oliva
** Coloque meio dedo de azeite de oliva na frigideira (meio dedo no sentido longitudinal, seria pouco menos do que meio centímetro), deixe aquecer um pouco e depois coloque os camarões.  Se eles estiverem molhados vai saltar óleo para todo lado, use um pegador de massa. É impossível secá-los totalmente, então não entre em pânico, isso já vai passar. Coloque sal e pimenta preta moída sobre os camarões enquanto fritam.

Vire os camarões
*** Após dois minutos vire os camarões com o pegador de massa. Nem preciso dizer que estamos com fogo alto, não é? Não use garfo ou faca para virar. Os chineses acreditam que existe um deus que mora sobre o fogão e se ofende quando você mexe na comida com algo pontiagudo. Frite por mais dois minutos e retireo-os do fogo para uma tigela ou prato. Se você perceber que estão ficando muito dourados, retire antes dos dois minutos

Frite o alho
**** Coloque mais azeite para completar meio dedo (meio centímetro, lembrou?) . Deixe esquentar bem pouco e coloque uma colher bem cheia de alho triturado. Mexa com uma colher de pau para o alho se espalhar e não ficar uma bolinha. Assim que mexer e começar a fritar passe para o passo seguinte, não dê bobeira agora para o alho não queimar e estragar tudo.

Despeje os camarões já fritos
***** Devolva os camarões para a frigideira e misture tudo com a colher de pau. Pegue meio limão e esprema sobre os camarões ainda com tudo no fogo. Não precisa exagerar no limão, basta uma passada rápida para dar o sabor.

Pronto! Sirva com salada ou com tomates cereja, primeiro monte a salada no prato, depois coloque os camarões um a um e no final vire por cima de tudo o óleo e o alho fritos da frigideira. Muito bom com cerveja ou vinho branco.
******************************************************************************

ARROZ COM LINGUIÇA
Bem, essa receita merece um certo comentário. No RS tem um nome mais eclético, não se assute, Arroz de Puta, é uma referência do tempo em que os estancieiros faziam festa na casa das primas e levavam linguiça de presente.
FÁCIL - UMA HORA - CUSTO RIDICULAMENTE BAIXO
 Voce vai precisar
- Meio pacote de linguiça tipo Calabresa bem fininha
- Meia cebola
- Arroz (óbvio, senão não teria arroz no nome da receita)
- Uma lata de tomate sem pele
- Uma garrafa de vinho tinto de primeira qualidade

Prepare tudo (coloque uma chaleira de água para esquentar, vai por mim, você vai precisar mais tarde)
* Pique a linguiça em cubinhos, a cebola em cubinhos muito menores

Frite o que tem que ser fritado
** Comece com um fio de azeite de oliva e frite a cebola. Quando estiver meio transparente, coloque as linguiças em cilindros (porque cubos são quadradihos, entendeu a piada ou quer que eu desenhe?).

Desmanche os tomates
*** Sempre esqueço dessa parte...com uma faca desmanche os tomates mesmo dentro da lata para que eles não fiquem em pedações na comida e dê aquela cara de quem tava com preguiça de cozinhar. Depois de demanchar, coloque todo o conteúdo da lata juntando com as linguiças e a cebola (que estão no fogo, lembra?).

Deixe cozinhar um pouco em fogo baixo
**** Se você ainda não sabe, para fritar use sempre fogo alto; para cozinhar, fogo baixo. Depois de esquentar um pouco, deposite um pouco da água quente e o arroz.

Não perca o controle!
***** Controle mexendo de vez em quando para o arroz não colar no fundo. Se a água estiver secando e o arroz duro, vá colocando mais água. SEMPRE AQUECIDA, não vai me colocar água fria que esculhamba a comida, é que nem pensar na sogra na hora do sexo.

No final vai ficar com essa cara boa aí. Sirva meio molhadinho e com queijo ralado por cima. Daí vc vai perguntar, e o vinho? O vinho use para encher a cara enquanto come esse arroz bom prá caramba.



******************************************************************************


RAVIOLI AO MOLHO DE BACON COM SUCO DE LARANJA

Essa é uma receita muito gostosa e sempre faz sucesso. A receita pode ser feita substituindo o ravióli por qualquer massa que seja cozida POR IMERSÃO...entendeu? Imersão significa que a coisa que será comida fica boiando na água fervendo.
LEVEMENTE TENSA – UMA HORA E MEIA – CUSTO BAIXO
Você vai precisar (para quatro pessoas):
- Ravioli (compre pronto, fazer dá muito trabalho. Aqui você pode optar por vários tipos: industrializado, artesanal de lojas especializadas em massas, etc. Prefira recheio de carne). Para saber quanto comprar, se forem poucas pessoas num jantar, 400 gramas para cada três pessoas. Se forem mais do que 20 pessoas, 150 gramas, mais de 40... diga que ficou doente e desista.
- Duas latas de tomate sem pele.
- Quatro pacotinhos (mais ou menos 900 gramas) de tomate cereja. Essa quantidade não é exata, porque este tomate vai virar molho, mais é melhor.
- Bacon (três pacote daqueles em tirinha dá bem para quatro pessoas, mas se você quiser incrementar, use quatro pacotinhos)
- Alho
- Meio copo de suco de laranja +- 100 ml (espremido na hora, por favor. Se usar suco de caixa ou garrafa, não cite meu blog para seus amigos na hora do jantar).
- Cebola (umas duas cebolas médias está bom. Sim, eu sei. Você não sabe cozinhar e eu falei cebolas médias. É que você vai ver no mercado que tem umas maiores que as outras. Observe as maiores, depois as menores, as que não se encaixarem em nenhum dos dois grupos serão as médias!)
- Um molho de manjericão (você só vai usar a metade). Molho de manjericão é um pacotinho com vários galhos dentro.
- Salsinha picada (se for usar desidratada, prefiro que não use salsa nenhuma)
- Azeite, manteiga e sal (como sempre)
- Queijo ralado
Uma frigideira (funda de preferência)
Uma panela para o molho (veja nas embalagens de ravióli quanta água é necessária, sua panela tem que comportar, no mínimo, esse volume de molho). Se quiser fazer o último passo, Gratinado, essa panela precisa ser toda de ferro ou inox porque vai ao forno. Ou você pode despejar todo o conteúdo da panela em um pirex e mandar ver.

Prepare tudo (coloque uma chaleira de água para esquentar assim que for começar)
* Pique o bacon em cubinhos (se você não foi esperto o suficiente para gastar um pouquinho mais e já comprar picado)
Pique a cebola em cubinhos
Descasque e amasse o alho (umas quatro a cinco cabeças, se for alho industrializado, uma colher de sopa)
Abra as latas de tomate sem pele

Frite o que tem que ser fritado (o certo, em português, seria ‘frite o que tem que ser frigido’, mas fica muito estranho)
** Coloque um fio de azeite em uma frigideira e despeje o bacon, com fogo alto. Vai dar um cheirão na casa, mas prefira fritar sem tampa (a tampa condensa água e cozinha o bacon ao invés de fritar). Quando estiverem com aparência de tostados (crocantes) coloque o alho (ele vai fritar no óleo do bacon). Mais ou menos um minuto depois, coloque as cebolas e uma colher de chá de manteiga. Quando a cebola amarelar um amarelo escuro, desligue e reserve.

Hora de sujar os equipamentos
*** Bata os tomates cereja e os tomates sem pele no liquidificador. Antes, porém... (essa é a pegadinha das receitas, depois que você bateu o cara sacaneia e diz uma coisa que tinha que ser feita antes).. retire uma parte que é meio amarelada que fica no topo de cada tomate. Essa parte não desmancha com pouco cozimento e fica um pedaço muito grande no molho, parece que você estava preguiça de picar  amarga um pouco seu moho.

E o molho? Agora vai!
**** Passe o conteúdo da frigideira para uma panela funda. Fogo baixo e uma colher de chá de manteiga (uma quantidade de manteiga igual a uma colher de chá, não tem nada a ver com chá de manteiga). Adicione os tomates cereja e tomates sem pele liquidificados. Mexa e deixe levantar fervura (quando começar a fazer bolhinhas). Coloque a salsinha e as folhas de manjericão. Quando ferver, adicione água quente, comece com duas xícaras normais (ou um copo de 200ml). Mantenha fogo baixo até voltar a ferver.

Cozinhando o ravióli
***** Coloque o ravióli DENTRO do molho. Isso mesmo! Esse é o diferencial dessa receita, você não cozinha o ravioli na água, cozinha no molho!!! Se perceber que o molho não cobre o ravióli, acrescente um pouco mais de água, mas antes, tente afundar os raviólis, carinhosamente, com uma escumadeira (isso, o nome é escumadeira e não espumadeira, aquela concha com furinhos). Siga o tempo indicado pelo fabricante do ravióli, mais uns dois minutos (o molho é mais denso do que a água, então vai demorar um pouquinho mais). Prove o ravióli, precisa estar al-dente, ou seja, nem cru, nem mole. Com o tempo você aprende. Acenda o forno agora! No meio do tempo faça o passo a seguir.

Tem certeza que vai suco de laranja?
****** Os maiores chefs são os que mais arriscam! E os que mais perdem emprego. Na metade do tempo, adicione o suco de laranja. Mexa e prove o molho. Complemente o tempero com sal e pimenta se achar que está insosso. Se ficar aguado, é porque você usou pouco tomate, entenda uma coisa, quando dá errado a culpa nunca é minha!

Gratinar é para os fortes
******* Quando o ravióli estiver no ponto, despeje queijo ralado (de boa qualidade) por cima e leve ao forno (pré-aquecido) por três minutos. Retire do forno (porque as recitas sempre dizem essa bobagem, claro que você vai retirar do forno) salpique com algumas folhas de manjericão e salsinha. Sirva na panela e avise: A panela está muuuuito quente, cuidado!


Peça elogios e, somente se estiver muito bom, diga que a receita você pegou comigo.

******************************************************************************
CUQUINHA DE LARANJA (pelo menos é assim que a gente chama lá em casa|)
FÁCIL - UMA HORA - CUSTO RIDICULAMENTE BAIXO
Você vai precisar
- Uma dúzia de laranjas
- Um pacote de bolo Sol ou outro parecido
- Ovos, leite e manteiga de acordo com o Bolo Sol que você comprar
- Canela em pó
Prepare as laranjas
* Descasque 6 ou 7 laranjas retirando o máximo possível daquela parte branca da qual eu não sei o nome científico e do miolo que prende os gomo suns nos outros. Corte em cubinhos tirando o máximo possível as sementes. Esprema o suco de três outras laranjas na mesma tijela. Cubra tudo com bastante canela em pó, misture pra ficar com uma cara de receita.

Prepare o bolo
** Essa é fácil demais pegue o bolo Sol ou outro parecido e siga as instruções da caixinha ou saquinho.

Coloque no forno
*** Enquanto você prepara o bolo acenda o forno em temperatura média (ou 180 graus). Isso deve dar uns 10 minutos de forno quente. Coloque a massa do bolo – SOZINHA – na forma (redonda ou quadrada, mas tem que ser rasa) e leve ao forno por mais 10 minutos. Se você não gosta de lavar louça, é melhor usar uma forma de T-Fal. Aliás, se nada cola no T-Fal, como que ele colou na forma?

Junte as laranjas (sempre que leio isso numa receita parece que as coisas caíram no chão)
**** Após os 10 minutos, retire o bolo do forno e espalhe sobre ele as laranjas. Não se assute, elas afundam mesmo. Distribua uniformemente e vire o caldinho por cima de tudo. Ficou com cara de receita? Então está certo.

Asse por mais 40 ou 45 minutos ou mais (depende do forno, como sempre...), até ficar corado por cima e quando você enfiar um palito na massa ele sair seco. Não seja estressado e fique abrindo a porta do forno. Só faça isso depois de 35 minutos. Ah tá...ocê não sabe o que é enfiar o palito...basta pegar um palito de dentes e enfiar na massa, se ele sair seco, está cozida. Teste em vários lugares.

Deixe só dar uma esfriadinha um pouquinho depois de tirar do forno e coma quente com Coca-Cola. É muito bom!
******************************************************************************


Batata Assada                                    
FÁCIL - MEIA HORA - CUSTO RIDICULAMENTE BAIXO
Você vai precisar
- 01 batata grande por pessoa
- Requeijão
- Bacon
- Azeite de oliva
- Outras coisas (champignon, azeitonas, alcaparras, o que vc quiser colocar no seu molho)

Lave as batatas em água corrente
* quanto mais limpa a esponja melhor. Eu costumava lavar com detergente biodegradável, mas parece que faz mal, vejam só...Enquanto isso, esquente o forno (hum...acho que eu tinha que ter dito isso antes, né?).

Bote sua batata prá assar
** Quando o forno estiver quente e as batatas lavadas. Demora um zilhão de anos para assar! O tempo de cozimento varia de forno para forno, mas é no mínimo uma hora. Use o fogo médio. Depois de 40 minutos vc já pode começar a corujar sua batata, abra o forno e enfie um garfo para ver se ela está cozida, aproveite e dê uma viradinha nela. Não precisa usar papel laminado, fôrma, coisa nenhuma. Ok, eu sei que forma não tem acento, mas achei que podia ficar confuso e preferi não bancar o intelectual.

Quando a batata estiver macia por dentro, frite o bacon.
*** Se você foi pão-duro e não comprou bacon em cubinhos, corte ele antes.

Misture numa tijelinha o requeijão e o bacon com azeite de oliva ou manteiga.
**** Se você cai fazer uma nojeira de recheio com coisas que não combinam tipo "limpeza de freezer", pare aqui e não diga para ninguém que eu que ensinei. Senão, misture as outras coisas que vc quiser.

Retire a batata do forno
***** Receitas normalmente tem frase estúpidas como esta. Faça um corte e aperte nas pontas para ela se abrir. Despeje um pouco de azeite de oliva ou manteiga e depois encha com seu recheio de requeijão. Para comer, miusture o recheio da batata com o recheio que vc fez. Ainda é possível cobrir ela com queijo ralado. Depois de comer por dentro, coloque sal na casca e coma também, não, não é nojento.

Outra possibilidade é cortar a batata ao meio e colocar os recheios por cima, como na minha foto. A desvantagem é que ela esfria mais rápido. Coma em cima da cama vendo futebol ou filme.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Camarão com molho vermelho                              FÁCIL - MEIA HORA - CUSTO MÉDIO


Você vai precisar
- 01 lata de tomate pelado
- 01 pacote de camarão médio congelado
- Sal, salsa, pimenta, azeite de oliva e cebola

Pique a cebola e frite em um pouquinho de azeite de oliva.
* Receitas são assim mesmo, um pouquinho ninguém sabe quanto é, mas você vai descobrir que era menos quando errar.

Desmanche os tomates dentro da lata com uma faquinha e coloque eles por cima da cebola frita, com fogo baixo.
* * Para fritar use fogo alto, as receitas sempre dizem a altura do fogo depois. Lá na frente o cara diz...abaixe o fogo, ou seja, nessa altura você já estragou tudo com o fogo alto.

Em seguida, coloque o camarão e acrescente um pouco de água morna.
*** Eles sempre falam da água morna quando não dá mais tempo de aquecer ela, portanto, sempre que começar a cozinhar, deixe uma panelinha com água morna à mão. Nesse caso, um pouco é a medida da lata de tomate pelado. Colocou no lixo né? Não faz mal, use duas xícaras de água morna, tanto faz, isso não altera em nada a receita.

Tempere a gosto.
**** Isso é outra armadilha. Como assim? Ao gosto? Vá provando e colocando sal e pimenta, coma um pedacinho de pão de vez em quando ou beba alguma coisa. Dê uma assopradinha prá provar, senão você vai queimar a língua e não consegue mais temperar.

Deixe o camarão cozinhar. Quando o camarão estiver rosado, com cara de camarão pronto, prove os pequenininhos e se estiver macio desligue o fogo.
***** Essa é a parte difícil, não descuide. Depois de uns dez minutos comece a provar os camarões, se eles começarem a ficar borrachudos, desligue imediatamente. Mexa um pouco durante o cozimento. Ah, não esqueça de colocar a salsa picadinha um pouco antes de desligar o fogo.
Sirva com arroz branco e pão esquentado no forno elétrico. Não tem forno elétrico, use o forno comum, Einstein.

 
No final, seu jantar deve estar bom e com essa cara.