quarta-feira, 25 de março de 2009

MEU PAI

Dia 25 de março é aniversário do meu pai. Ed, Edmundo, Careca, Véio. Setenta e seis anos de batalha, sucesso pessoal e árduos desafios foi o que marcou sua vida até aqui. Do meu pai herdei a falta de cabelos na cabeça, mas em compensação herdei também a inteligência e a intuição inigualáveis. Com ele aprendi que sentar na Arquibancada Geral do Beira-rio é melhor do que nas cadeiras, e dali assistimos muitas vitórias do nosso glorioso Internacional. Tanto assim que até acabamos por reformar os vestiários em uma obra nos tempos do Parreira. Também aprendi contabilidade, sistemas bancários e matemática para passar no concurso do Banco o que, por sua vez, me permitiu fazer muitas outras coisas, inclusive trabalhar com arquitetura a vida toda. Foi ele quem me explicou que uma regra de três resolve qualquer problema matemático, e me ensinou uma técnica chamada de Falsa-posição, onde criamos um cenário ideal e depois o adaptamos até a realidade chegando a resultados surpreendentes. Meu pai também é responsável por me ensinar a tratar as mulheres com carinho, acho que por isso até hoje ele leva uma xícara de café da manhã para minha mãe na cama, todos os dias, por mais de 50 anos. Falar nele sem falar nela é impossível. Mãe, você fica para outro post. Pintamos muitos metros quadrados de muros juntos, colocamos muitos azulejos. Quando resolvi sair de Porto Alegre e ir para Manaus meu pai foi o primeiro a dizer "vá", mas não queria se livrar de mim, queria que eu fosse feliz. Quando fiquei doente em Uberaba, foi seu rosto que vi ao acordar da cirurgia. Quando fiquei sem casa na primeira separação, foi para a casa dele que voltei. Ele me ensinou a ficar em silêncio no início e falar depois, uso isto até hoje e sempre funcionou. Nas decisões difíceis, foi para ele que liguei, nas próximas, ligarei outra vez. O tempo vai passando e meu pai continua sendo meu ídolo, meu amigo, meu modelo e meu norte, não sei se isto é normal, mas é assim que sinto e me sinto bem com isso. Cada vez que penso sobre o assunto tenho a certeza de que estou no caminho certo seguindo seus passos e - se der sorte um dia - posso ter esperança de ser para alguém pelo menos um pouco do que ele é para mim. Pai, eu te amo, feliz aniversário.

Nenhum comentário: