segunda-feira, 8 de junho de 2009

NEW YORK - DIA 01

Cheguei hoje pela manhã. Acho que no vôo da TAM sentei no setor Gay. Não tenho certeza, mas tenho a sensação de que é porque a Gay Pride Parade está próxima, deve ser isto. Minha primeira impressão de voltar aqui é que a cidade realmente sentiu a crise. Muitas lojas fechadas no domingo, e muitos espaços para alugar em áreas nobres, onde o valor do aluguel era mais alto, como a Quinta Avenida e as redondezas do Bryant Park, ao lado da biblioteca. Quando tentamos alugar um prédio para o banco ano retrasado, praticamente não havia espaços disponíveis nessa região em Manhattan, hoje contei cinco, sem procurar.

Como sempre, caminhei mais do que devia, mas antes, como o check in do hotel era só as 3 PM e cheguei as 9 am, sentei no café Starbucks da esquina da 51 com a Broadway, nos mesmos lugares onde eu sentava para ver o mundo passar em 2008, e percebi que a Broadway, uma das avenidas mais famosas do mundo ao lado das Ramblas e da Champs-Elysees, estava mudada. Antes tinha seis pistas, e agora só tem três. Um canteiro central, ou parte dele, criou vagas de estacionamento, e as outras duas pistas ficaram para emergência e a outra para uma ciclovia. Ou seja, a Broadway agora entre o Central Park e a Times Square (justamente a parte mais famosa) está modificada.

Na Times Square os caras interromperam a Broadway e criaram um calçadão, ou quase. Espalharam um monte de cadeiras para os turistas exaustos sentarem no local mais procurado da cidade, bem interessante. O domínio que a municipalidade tem sobre a cidade é surpreendente, imagine tentar interromper alguma mega-avenida numa capital do Brasil (!). Mais interessante ainda é ver a cidade num ritmo frenético e algumas pessoas deitadas nas cadeiras espreguiçadeiras dormindo.

Á noite fui ver um mega telão que montaram justamente lá neste local com a transmissão ao vivo da entrega do prêmio Tony, o Oscar do teatro. Muita gente assistindo e torcendo, gritando e batendo palmas. A remontagem de Hair ganhou o prêmio de melhor musical de 2009. Nova Iorque ainda é aqui!

Nenhum comentário: