sexta-feira, 20 de março de 2009

Quase Dengue


Tudo começou com quatro dias e uma noite em Brasília. Jantar na casa de amigos, Outback com amigos, Café Cancun, Piscina com chimarrão, pizza domingo, cansaço total. Na terça, em BH, aquela chuva que saiu no Jornal Nacional e eu voltando do supermercado com sacolas, a pé. Encharcado. Banho meio quente, cama, gripe.

Começou na terça, uma dor de cabeça terrível que não passava com nada, dor nas costas, nas pernas, garganta, febre. Achei que era uma gripe igual às outras 265 que tenho por ano. Mas o pessoal me assustou tanto que fui na emergência, na quinta, depois de uma reunião com o Chefe de Gabinete do Governador, onde todo mundo de gravata e eu suando como uma chaleira de água fervendo (que vergonha tola).

Emergências (ou Pronto Socorros) são todas iguais, horas esperando, gente para lá e para cá, e a sensação de que ninguém tem certeza absoluta de nada. Duas horas e meia, exame de sangue, dois remédios para dor de cabeça, uma advogada falando no celular o tempo todo (até eu pedir para ela ir para a recepção e deixar a gente ficar doente em paz) e mais gente de branco para lá e para cá. Fiquei pensando em consertar isto, mas vai ser em outro post.

- O resultado do exame de sangue deu negativo, mas pode ser positivo, se o senhor tiver contraído dengue há pouco tempo.

- Como assim? é sim, ou não?

Ou seja, o resultado é "parece que não, temos que esperar mais uns dias para ver se o senhor melhora"...tem cabimento?

Aí que descobri como não sei nada da Dengue. Ela assola o país faz tempo, e eu tão desinformado. Sei o nome do mosquito, que ele não voa à noite, que vive em água parada e limpa, para colocar areia nos vasos, furar pneus, e tudo o mais. Mas não sabia direito os sintomas, os tipos e os riscos efetivos. Busquei no Google o site do professor Dráuzio Varella (drauziovarella.ig.com.br) e lá estava tudo explicadinho. Vá lá, e da próxima vez que for picado por um mosquito, anote o horário, se for um Aedes, isso pode ser útil na hora de fazer o exame de sangue.

Nenhum comentário: