terça-feira, 17 de agosto de 2010

RECICLADOS

Me hospedei em um hotel em Brasília. No final do primeiro dia tomei banho, usei uma toalha e fui dormir. No dia seguinte fui trabalhar.

Sustentabilidade é uma palavra da moda e serve para um monte de coisas. Entre elas serve para as empresas dizerem que fazem parte do movimento pelo Planeta, para na verdade não fazerem nada de diferente do que sempre fizeram e não se sentirem mal por isso. Nos hotéis, serve para fazer a gente usar vários dias a mesma toalha. Eu sei que em casa eu também uso a mesma toalha mais de uma vez, mas não é por uma questão ecológica ou sustentável, é porque dá preguiça levar a toalha na lavanderia todos os dias e não tenho lá tantas toalhas assim. Se eu usasse uma por dia teria que lavar minhas cinco toalhas todo sábado, mas no sábado e no domingo ia ter que ficar sem tomar banho, o que  vocês vão entender, não é possível. Mas os hotéis entraram nessa de salvar o planeta não lavando toalhas, e se você estiver a fim de curtir uma de milionário e jogar sua toalha molhada no chão, vai se sentir um irresponsável ecológico.

Engraçado disso é que os mesmos hotéis que pedem para a gente usar a toalha vários dias botam fora o sabonetinho mal e mal usado todo dia. Fiquei muito intrigado com isso. Como que eu não posso usar a toalha uma vez só, mas o sabonetinho que eu me ensaboei uma vez só (duas, de vez em quando, só para passar o tempo no chuveiro) pode ser jogado fora? E olha que eu nem tenho tanta área assim para acabar com um sabonetinho de hotel num banho só. Fiquei pensando por alguns dias em o que os hotéis fazem com aquele resto de sabonete que tiram do quarto da gente. Meu primeiro palpite foi que eles reciclam. Mas reciclar sabonete deve ser muito mais poluente do que lavar toalha, ou será que não?

Bom, fui procurar. A arrumadeira não sabia, o cara da portaria também não, nem o motorista do táxi (em geral eles sabem tudo). O encarregado de serviços gerais não fazia idéia, e o gerente me olhou com uma cara de quem achava que estava sendo filmado por uma camera escondida.  Eu não desisiti, alguém tinha que saber o que fazem com o sabonetinho usado. Imaginei que desmanchassem e fizessem outro sabonetinho, e naquele dia morri de nojo me ensaboando, imaginando quantos outros corpos eu estava passando no meu. Achei engraçado ter nojo do sabonete, um paradoxo. Quem me deu a resposta, obviamente, foi o Google. Pasmem, sabonete usado em hotéis é retransformado em detergente para limpeza em geral.

Fiquei muito animado com a idéia. Além disso, descobri que existe um selo sustentável para hotelaria, e que muitas pousadas já produzem sabonete e sabão a partir do óleo de cozinha utilizado por elas mesmas. Tudo muito legal e ecologicamente correto. De tudo isso, concluí que posso tomar banho e me secar com a mesma toalha várias vezes, e que não preciso ter nojo do sabonetinho do hotel. Agora só restou uma pergunta: se o hotel é mesmo tão preocupado com a sustentabilidade e lavar roupa, será que eles trocam os lençóis depois que a gente dorme lá só uma noite?

4 comentários:

Luciane disse...

Ai Marcelo, só vc para pensar estas coisas.rs
Beijim

Unknown disse...

Hahaha adoro a forma como vc escreve dá para matar um pouco a saudades de conversar com você, muito bom!

Melina

Anônimo disse...

Marcelo passei para conhecer seu blog ele é not°10, muito maneiro desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Anônimo disse...

KKK...gostei da sua forma de ver a sustentabilidade...vc perguntou mesmo a todas essas pessoas qual o destino do famigerado sabonete?Ai q nojo! Creio q esse negócio de reciclagem de sabonetes não deve acontecer por aqui.Mas já vi pessoas juntarem pedaços de sabão velho pra fazer um novo.
Bom ler seus textos...
Bjim
Vanessa